Monday, May 16, 2005

Gênio, mórbida obsessão

Não entendo de onde vem essa predileção que as pessoas têm por gênios, e a consequente busca pela genialidade. Faltou mais um desdobramento para essa psicose compulsiva? -- Ah! os adjetivos, pois sim: é gênio pra lá, é genial pra cá, é genioso pra colá, etc.(para definir qualquer coisa que drible, ainda que por cima, a poderosa força da mediocridade)
Duas alternativas para explicar este fenômeno me parecem razoáveis: 1) Vaidade, vaidade, tudo vaidade. Sim, pelo óbvio, porque os gênios sempre serão lembrados, enquanto os demais mergulharão em um infinito e inexorável esquecimento. E sempre haverá a "interessante" cartilha para pretensos gênios, daí a busca obsesssiva; 2) Masoquismo- porque gênios são pessoas sofridas, não raro atormentadas por visões ou doenças dos nervos. Sem contar com a vida social, que é sempre um desastre completo; a glorificação tardia (póstuma, bem póstuma)- marca régis de qualquer gênio que se preze.
No mais, não vejo outra explicação convincente para que alguém se perturbe tanto com os assuntos da genialidade. Ou se adiante em querer saber o que faz de um gênio um gênio. Caso exista outra explicação, faz favor de me avisar.

1 comment:

Ram said...

O que faz de gênio, gênio é que provavelmente não liga para genialidade... Mas hoje em dia somos que nem carros de F-1, temos que sempre estar "atingindo alguma performance".