Wednesday, June 15, 2005

Súplicas


No Zero Hora de 12 de Junho, Olavo de Carvalho, o Olavo Bilac da filosofia brasileira, faz a distinção entre o embate esquerda e direita do Brasil e dos Estados Unidos, ressaltando o que todos os que conhecem seus textos já estão carecas de saber: aqui no Brasil existe a predominância do pensamento de esquerda, em todos os domínios, conquistada na base da muita agressividade e da falsificação. Segue com um puxão de orelha na direita tupinambá, pois esta só se fixa no debate quando os assuntos giram em torno de questões econômicas - a defesa do capitalismo - deixando de fora outras questões, tais como: morais, culturais, filosóficas e religiosas. E fecha o texto com uma espécie de clamor para que a direita perca a inibição diante das outras questões que não as do pocket.

Ai meu santíssimo tridente. Quando se restringe à economia o debate esquerda/direita- volver já é um porre sem tamanho, imagina como não será quando finalmente abranger questões morais, filosóficas e religiosas - o que de certa forma já acontece.
Eu imploro! Alguém convença o Olavo de Carvalho a desistir desse tipo de incitação, antes que seja tarde. Antes que os gravadores e amplificadores comecem a agir como impulsores da moral e da filosofia. E isso é uma injustiça para com os desprovidos de elasticidade sacal.
Por favor, atendam meu pedido. Este clamor não é velado, não está nas entrelinhas. É aberto e desesperado - vou correr pelado por aí, como forma de protesto.

No comments: